O evento abre as inscrições gratuitas para a categoria!
Por Ronaldo Silva dia em Notícias
O evento traz para os atletas indígenas uma grande oportunidade de visibilidade, desde a primeira edição da Meia Maratona do Descobrimento Porto Seguro em 2016, foi criada uma categoria específica para corredores indígenas, já que Porto Seguro é uma cidade que abriga diversas aldeias indígenas em seu território.
Foto Erika Vieira
O objetivo da organização é promover a integração esportiva e cultural, entre os atletas indígenas e os demais corredores. Com isso, o evento busca oportunizar a aproximação entre os diferentes povos, como forma de celebração de seus costumes, tradições e valores.
Foto Erika Viera
Por fim, visam a sensibilizar os não indígenas sobre a diversidade das culturas indígenas e sobre a importância dessas culturas para a formação dos Estados nacionais.
Para Antônio Vidal, um dos responsáveis pela Vida Sport, empresa organizadora da Meia Maratona do Descobrimento, a categoria indígena é uma oportunidade para os atletas de outras regiões conhecerem de perto a cultura indígena pataxó. “Porto Seguro abriga 21 aldeias, e muita gente não tem esse conhecimento, e isso nos motivou a criar uma categoria especifica para os indígenas. O nosso objetivo é valorizar a preservação da cultura indígena, mostrar a miscigenação do povo brasileiro através do esporte, e incentivar a pratica do atletismo e seus valores nas comunidades indígenas” relata Vidal
Vidal Bahia e o Cacique Syratã Pataxó
Para a categoria indígena a inscrição é gratuita e haverá uma premiação específica em troféus paras os vencedores dos 5 km. Além de medalhas para todos participantes que completarem a prova.
As inscrições para a categoria indígenas serão feitas por WhatsApp diretamente com o Coordenador da Categoria. Karkaju Pataxó @karkajupataxo Whatsapp (73)9.9827-5496
Para Karkaju Pataxó, A categoria indígena é uma conquista muito importante para visibilidade do atleta indígena e permite avançar rumo à novas conquistas. “A Meia Maratona do Descobrimento é o primeiro evento de corrida do Brasil que cria uma categoria específica para nós. Hoje temos um grande número de atletas indígenas que cada vez mais cresce e a Meia Maratona é uma oportunidade de participação para representar nossos Povos e as aldeias de cada atleta, sendo que o evento é uma ótima oportunidade de estreitarmos as relações com os demais atletas”, completa Karkaju
Karkaju pataxó e Erika Viera Ãgwaré Instituto
Seguiremos com as distâncias originais de 3 km, 5 km, 10 km e 21 km, a serem disputadas na belíssima Orla Norte de Porto Seguro, com o Oceano Atlântico de um lado e a Mata Atlântica do outro. Mais informações no site oficial: www.meiamaratonadeportoseguro.com.br.
A Meia Maratona do Descobrimento é uma realização da Vida Sport LTDA, uma prova com chancela da FBA (Federação Baiana de Atletismo), medição oficial do percurso feita pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e com patrocínio do Supermercados Cambuí, Chocosul Distribuidora, Mastter Distribuidora, Programa Faz Atleta-SETRE Governo da Bahia e Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
Vale reforçar também que seguiremos todos os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades competentes.
Prepare-se!
Encontramos-nos em 24 de abril de 2022.
Artigos Relacionados
Cadastre-se e receba 10% de desconto
Olá, deixe seu comentário para Categoria indígena é um dos destaques da Meia Maratona do Descobrimento