Conheça os diferentes tipos...
Por Dra. Carolina Tomaz dia em Vida Saudável
Seja atleta profissional ou atleta amador todos já ouviram falar de whey protein. Ele pode ser encontrado em supermercados, farmácias e em lojas de suplementação. O whey protein ganhou fama pela praticidade da suplementação de proteína.
Whey protein é a “proteína do soro do leite”. Quando compramos queijo minas ele possui uma água que sai dele. Ali é o whey protein junto de lactose e gordura.
Atleta: Leo Nacimento Foto: Bruno Lopes
A indústria alimentícia elaborou um técnica que consegue separar o soro do leite da lactose e da gordura.
A partir desse processo ele se divide em dois tipos: concentrado e isolado.
Por mais que os dois tipos possam gerar dúvidas, a principal diferença entre eles é a concentração de wheyprotein puro.
Enquanto o whey protein concentrado tem cerca de 80% de proteína na composição, o isolado obtém níveis acima de 90% de pureza.
Existe ainda uma outra categoria de wheyprotein que é na forma hidrolisada.
O que diferencia é o fato das moléculas de proteína serem absorvidas de uma forma mais rápida pelo trato digestivo.
Agora que você já conhece a diferença entre os tipos de wheyprotein, fica a pergunta: qual é o melhor?
A verdade é que não existe melhor ou pior. O que existe são momentos diferentes de sua estratégia nutrologica, em que o profissional que faz seu acompanhamento saberá decidir o mais adequado para o momento.
Muito cuidado antes de comprar um suplemento. É fundamental que você passe por uma avaliação para identificar o quanto você consome de proteína por dia e se precisa realmente suplementar, ou até se você tem algum problema de saúde que contraindique o uso.
Se for identificado a necessidade de suplementação de proteínas, o whey protein é um bom recurso por ser uma proteína de alto valor biológico. Ou seja, ao ser consumido, os aminoácidos são rapidamente absorvidos e disponibilizados na corrente sanguínea, seja para manutenção, aumento ou evitar a perda de massa muscular.
Cada vez mais estudos corroboram a utilização do whey protein para aumentar a saciedade, controlar o nível de açúcar no sangue, melhorar a recuperação após atividade física e aumentar a imunidade.
Procure um profissional capacitado para saber se você precisa ou não de whey protein, o tipo que precisa, e ainda, adequar quantidades e horários corretos de uso.
Bons treinos!
Médica- Cremeb 25.786
PG Obesidade- ABRAN
PG Nutrologia- HIA Einstein
Te ajudo a prevenir e tratar doenças através de uma vida mais saudável AGENDE AQUI
Cadastre-se e receba 10% de desconto
Olá, deixe seu comentário para Whey protein: concentrado e isolado, qual é o melhor?
Melissa Teófilo